Nunca Passei Por Aqui Antes

de Johnnie Ann Burgess Gaskill

 



 

Cada quadrado pequeno em meu calendário novo está vazio, exceto pelo pequeno numeral que indica a data. Ao olhar esses dias não preenchidos e todo esse tempo não agendado, eu tenho curiosidade de saber quais atividades eu terei anotado aí até o final do ano. As possibilidades animam e me intimidam, porque eu darei as boas-vindas a alguns acontecimentos, mas não a todos.

Enquanto penso no que me espera pela frente, eu lembro de um evento registrado no Antigo Testamento. As pessoas chegaram às margens do Rio Jordão, sabendo que teriam que cruzar para entrar na terra que Deus havia prometido aos pais deles. Certamente, medo os agarrou quando eles viram o Rio Jordão em fase de enchente e como eles se lembraram das histórias dos inimigos formidáveis que viviam no outro lado daquelas águas agitadas.

Acampar lá durante três dias deve ter aumentado a ansiedade deles, levando-os a valorizar as instruções que receberam:

“Quando virdes a arca da Aliança do SENHOR, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis. Contudo, haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passastes antes.” (Josué 3:3-4 ARA)

Como os Israelitas, eu, também, não passei "por aqui" antes. Às margens de um ano novo, eu não sei o que me espera. Eu não sei quais caminhos terei que seguir para chegar ao lugar de bênçãos para o qual Deus quer me conduzir. Eu não sei quais inimigos formidáveis me esperam.

Mas, as instruções que os Israelitas receberam servirão para mim. Eu também tenho que seguir por onde quer que Deus me leve. Eu também tenho que fixar meus olhos na Palavra de Deus e deixá-la ser meu guia.

Embora eu não saiba o que me espera pela frente, minha fé é fortalecida quando eu revejo o meu velho calendário. Vendo a variedade de eventos que aconteceram no ano que passou, lembro-me que Deus me ajudou no passado. Já que o Deus eterno "é o mesmo ontem, hoje, e sempre" (Hebreus 13:8), eu posso ficar completamente seguro de que o Deus que foi fiel a mim no passado continuará sendo assim pelo ano novo.

Como o profeta Samuel que montou uma pedra grande para marcar o lugar onde o SENHOR tinha dado a seu povo uma grande vitória, possa eu, também, reconhecer, “Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12, ARA)

Espero passar por muitos momentos felizes no ano novo, mas eu estou esperando algumas lutas, também, porque a vida traz algumas para todo mundo. Sabendo que eu encontrarei desafios e dificuldades, eu recebo conforto desta frase que alguém me enviou: "Até onde Deus lhe levar, Ele também vai cuidar de você."

De fato, isso se aplica a todos os eventos que Deus permite. Quando Ele proporcionar grandes bênçãos, eu precisarei que Ele me ajude a lidar com elas, da mesma maneira que eu precisarei que Ele me ajude a lidar com os pontos e lugares de dor.

Assim, enquanto eu preparo meu calendário para o ano novo, eu faço isso com a segurança de que o Deus que me ama estará comigo... onde quer que Ele me levar e em tudo que Ele permitir.

 

 

Copyright © 2004 Johnnie Ann Burgess Gaskill. Todos os direitos reservados.