Jesus Nasce

de Phil Ware

 



 

O pequeno sujeito na foto ao lado é Eli. Ele tem menos que um ano e já recebeu uma das maiores honras que uma pessoa pode ter. Eli foi escolhido para representar o bebê Jesus no auto de Natal para ajudar outros a celebrarem o nascimento de Emanuel (Mateus 1:23).

Agora, como muitos sabem, nós realmente não temos nenhuma idéia clara do dia exato do nascimento de Jesus. Através de um olhar cuidadoso nas histórias do nascimento no Novo Testamento, podemos concluir que não foi no fim de dezembro – não com pastores lá fora nos campos com seus rebanhos. Mesmo assim, nós celebramos o nascimento de Jesus com pequeninos como Eli esta época do ano. Por que?

Para mim, há uma explicação muito simples. Nós precisamos ser lembrados. Por trás da estação natalina toda encrostada com o comércio e consumismo, nós precisamos ser lembrados do maior presente. Na selvageria e isolamento de nossas vidas ocupadas nós precisamos ser lembrados do amor irresistível de Deus. Na previsibilidade de nossas vidas tão presas na rotina, nós precisamos ser lembrados da surpresa de eternidade. A história de nascimento de Jesus é uma alegria tão simples e direta com a longa viagem, o estábulo, a manjedoura, os anjos, os pastores, e o Filho de Deus. Nosso mundo precisa ouvir esta história. Como crentes, nós precisamos pedir a cada ano que Deus alcance os corações de crianças e adultos desacreditados com esta lembrança, e que ele lhes ajude a ver Jesus com olhos renovados e maravilhados.

Num outro nível, aqueles "cristãos mais velhos" entre nós também precisam desta celebração anual. Nós precisamos ser lembrados que, como o pequeno Eli, fomos chamados a viver o papel de Jesus em nosso mundo. Quando nós confessamos Jesus como Deus e fomos batizados em Cristo, nós vestimos o Cristo. (Gálatas 3:26-29). Mais do que nascer novamente em nossa conversão a Cristo, Jesus nasce novamente em nós pelo trabalho do Espírito Santo (João 3:3-7; Tito 3:3-7). Muito mais que um artigo de roupa que nós vestimos e ocasionalmente usamos, Jesus quer ser formado completamente em nós, (Gálatas 4:19; Colossenses 1:28-29). O Espírito Santo trabalha em nossas vidas para nos conformar na presença gloriosa de Jesus à medida em que nós entendemos Deus mais plenamente e exibimos o caráter dele mais completamente (2 Coríntios 3:18).

O Natal é uma época especial quando nós lembramos o nascimento de nosso Salvador e celebramos o amor maravilhoso e sacrificial de Deus. Porém, pode ser mais do que nós podemos imaginar se deixarmos o Salvador realizar sua vontade em nós. Esta época pode ser uma lembrança santa de que Deus quer que nós estejamos no mundo--a presença viva dele para corações que realmente não entendem a graça de Deus, seu amor, caráter e compaixão.

Sim, foi uma honra real para o pequeno Eli ser escolhido para representar o bebê Jesus naquele Natal. Porém, não esqueçamos que nós somos honrados por sermos todos os dias o Jesus para um mundo coberto de trevas e necessitando da graça de Deus. Assim, façamos da celebração desta época uma lembrança poderosa de que Jesus não só nasce em nós, mas quer ser completamente formado em nós para que o mundo possa ver a glória de Deus no dia a dia.

Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. (Gálatas 4:19 NVI)

 

  Copyright © 2005 Phil Ware. Todos os direitos reservados.