Força de Hábito e a Bênção de Deus

de Phil Ware

 



 

Até mesmo durante os feriados, eu estou acordando bem cedo em meu tempo habitual. Seria este o resultado de um despertador que endoidou? Não. É força de hábito.

O outro dia, saindo de casa para resolver algumas tarefas pessoais, eu acabei indo na direção errada – a direção do meu trabalho. Um sinal de esquecimento? Não. Força de hábito.

Com tanto para pensar em nossas vidas, temos que pôr muitas coisas rotineiras em piloto automático. Nós fazemos essas coisas no mesmo tempo e da mesma maneira por tanto tempo, que elas ficam profundamente enraizadas. Elas são uma força de hábito--algo que se torna uma parte tão próxima a nós quanto nossa pele.

Isso é bom ou ruim? De fato, realmente depende. Se o hábito for bom, então é bom. Se for ruim, então é ruim. É por isso que o começo de um ano novo pode ser tão crucial para nós. Mais que um tempo para fazer resoluções frívolas que não serão mantidas, pode ser um tempo de real oportunidade; um tempo para avaliar seriamente o que nós estamos fazendo e por que. Nós recebemos a oportunidade para desenvolver hábitos novos, hábitos bons, em nossa rotina cotidiana.

Dado um começo novo, por que não se comprometer a tornar certas disciplinas boas em hábitos. Leva basicamente seis semanas de uma rotina consistente antes que algo se torna um hábito. Em apenas seis semanas amais se torna muito mais que um simples hábito, se torna uma força real em sua vida. Em outras palavras, ao final de março, você pode ter algumas rotinas espirituais tão inveteradas em sua rotina diária que elas não só serão automáticas, mas, você verdadeiramente se sentirá incomodado se não as fizer.

Onde nós começamos nestes hábitos novos? Deixe-me sugerir alguns lugares para começar.

Comece cada dia com oração e louvor. Assim que você desligar o despertador, faça da sua próxima ação uma oração curta com louvor. Antes de seus pés bateram o chão, faça o hábito de agradecer a Deus por um dia novo e lhe pedir a entrar em seu mundo e amoldar suas atitudes e ações.

Centre seu coração na Bíblia. Estabeleça um tempo e local para ler a Palavra de Deus cada dia. Se você não estiver seguro de como proceder, por que não tentar um de nossos planos de leitura da Bíblia. Você também pode receber um devocional diário entregue no computador na sua casa ou onde você trabalha que têm um verso de Bíblia, pensamento devocional, e oração.

Verbalmente abençoe seus amigos e amados. Faça um compromisso para dizer algo positivo cada dia para aqueles que são mais próximos a você. Lembre-se do que Deus disse ao Filho dEle: "Você é meu Filho a quem eu amo. Com você eu estou bem contente." Isso é um grande modelo para usar. Faça com que as pessoas próximas a você saibam que você está alegre que elas estão em sua vida, que você os quer profundamente, e que elas abençoam sua vida e trazem alegria para você. Busque um modo para compartilhar uma destas afirmações com eles cada dia.

Serão estas mudanças grande coisa para fazer? Realmente, não. E se você os fizer com constância, durante pelo menos seis semanas, eles se tornarão hábitos. Faça-os outras seis semanas, e com a ajuda do Espírito de Deus, eles se tornarão uma força em sua vida para lhe fazer uma bênção poderosa para outros e um instrumento incrível para o Reino de Deus. Eles não serão apenas forças de hábito, mas a bênção de Deus!

Para um plano de leitura da Bíblia em um ano visite o site www.hermeneutica.com.br.

 

  Copyright © 2006 Phil Ware. Todos os direitos reservados.