Dando Graças

de Tim Archer

 



 

[O “Dia de Ação de Graças” não é comemorado oficialmente no Brasil, nem em outros países de língua portuguesa. No entanto, vale esta reflexão sobre a importância de render graças ao Senhor, não só em dias especiais, mas, todo dia por tudo que Deus tem feito por nós.]

No filme "Shenandoah", que retrata a época da Guerra Civil nos EUA, Charlie Anderson, o personagem rural interpretado por Jimmy Stewart, se senta para comer com sua família e faz a seguinte oração:

“Senhor, nós limpamos esta terra. Nós a aramos, semeamos, e colhemos a seara. Nós cozinhamos a colheita. Esta comida não estaria aqui e nós não estaríamos comendo, se nós não tivéssemos feito tudo por nós mesmos. Nós trabalhamos duro por cada migalha. Mesmo assim, nós lhe agradecemos, Deus, pela comida que estamos prestes a comer, amém.”

Querendo admitir ou não, a atitude daquele homem é bastante comum. Na realidade, é tão comum que Deus advertiu o povo dele milhares de anos atrás sobre a ingratidão. No livro de Deuteronómio, Ele lhes falou:

Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do SENHOR, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. Deuteronômio 8:17-18 (NVI)

A quarta quinta-feira em novembro é Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Para a maioria das pessoas, é um dia de comer, assistir esportes na televisão e desfrutar de um feriado. Muito freqüentemente, a idéia de dar graças se perde no caminho.

Qual é o ponto de dar graças? Eu posso pensar em várias coisas positivas que resultam da atitutude de agradecer pelo que nós recebemos:

Dar graças nos ajuda a valorizar o que nós temos. É muito fácil focalizar naquilo que nós não temos em lugar de reconhecer o que nós recebemos. É saudável para nós avaliarmos o que já nos foi dado e depois agradecer por essas coisas.

Dar graças nos lembra daqueles que têm menos. Quando nós percebemos o quanto daquilo que nós temos nos foi dado, podemos melhor compartilhar com outros. Eles são tão merecedores das bênçãos de Deus quanto nós.

Dar graças nos dá mais segurança no futuro. Quando eu percebo que as bênçãos não dependem exclusivamente da minha força, eu posso ir adiante com a minha vida com mais confiança. Da mesma maneira que Deus me abençoou agora, Ele pode me abençoar no futuro.

Dar graças é a coisa certa para fazer. Nós ensinamos os nossos filhos a agradecerem. Contudo, nós mesmos às vezes esquecemos de fazer isto. Deus fica contente quando nós damos graças a Ele.

Se você não se sente perto de Deus neste momento, talvez dar graças a Ele seja uma boa maneira para começar a consertar seu relacionamento com ele. Separe algum tempo para reconhecer as coisas boas que Ele tem feito. Temos muito tempo para reclamar das coisas que não prestam; vamos parar agora e agradeçer a Ele pelo bem. Isto nos fará muito bem.



  Copyright © 2010 Tim Archer. Todos os direitos reservados.